terça-feira, 14 de junho de 2011

Lições para crescer nas vendas diretas


Diversificação, persistência e dedicação são algumas das recomendações de especialistas para quem já está ou pretende iniciar no setor.

São Paulo – Faz mais de 11 anos que as vendas diretas vêm apresentando crescimento acima da maioria dos outros segmentos da economia. De acordo com a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), em 2010, o volume de negócios das vendas diretas somou R$ 26 bilhões, índice 17,2% superior ao obtido em 2009. Já no primeiro trimestre de 2011, o volume nominal das vendas foi de R$ 5,8 bilhões, resultado 8,9% maior do que o registrado em igual período de 2010.
Responsável por gerar rendimentos para mais de 2,67 milhões de pessoas em todas as regiões do País, o setor deve continuar crescendo, pelo menos dois dígitos na projeção da associação, e apresentando atrativas oportunidades de carreira ou complementação de renda para muito mais gente, até para quem pensa não ter vocação para o negócio.
O início das atividades no setor é descomplicado, já que as empresas oferecem treinamento, explica Paulo Quaglia, presidente-executivo da ABEVD. Ele conta que o interessado precisa estar disposto a dominar as funcionalidades dos produtos e, claro, ouvir os clientes. “É nesse momento que se encontram oportunidades para potencializar as vendas. Às vezes, numa rápida conversa durante a venda, você pode antever outros anseios do consumidor.”
Quaglia revela que o investimento inicial também pode ser variável. “É possível dar o primeiro com uma quantia bastante acessível, algo em torno de R$ 100, dependendo da área escolhida pelo candidato. A média de lucratividade costuma ser de 30%. Ou seja, a cada 10 reais vendidos, o vendedor arrecada R$ 3”, detalha.
Para Andres Postigo, diretor da Wow Viagens – empresa que atua no segmento de venda direta de pacotes turísticos –, o segmento pode representar a redenção para os “injustiçados” pela saturação e canibalização do mercado de trabalho, inclusive para profissionais que ocupavam cargos de alto escalão.
“A opção pela venda direta pode começar até como uma alternativa para o incremento da renda, mas, em alguns casos, a área acaba se mostrando mais promissora e rentável do que a própria carreira formal. Inclusive para altos executivos”, relata Andres, que diz conhecer inúmeros casos de profissionais que largaram altos cargos e mergulharam no setor.
. O sucesso depende de fatores como: organização, manutenção da carteira de clientes sempre atualizada e gosto pelo relacionamento com as pessoas.
.Também vale lembrar que o revendedor faz seu próprio horário e carrega “sua própria loja” na forma dos catálogos ou mostruários.
.Evite cometer erros de português, eles destroem a credibilidade.
. Cuide da aparência, pois não dá para vender produtos de beleza com uma unha suja ou com o cabelo desarrumado.
.Acredite no produto que você está vendendo! O consumidor fareja de longe os sinais de que o vendedor está tentando empurrar-lhe um produto que ele mesmo não usaria.
.A última dica é: aposte na diversificação. Quanto mais itens você tiver a oferecer, maiores serão as chances de ter a solução procurada pelo cliente.
Perfil-As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a economia brasileira, responsável pela contribuição fiscal da comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos, sendo 88% da categoria de cuidados pessoais, 6% de suplementos nutricionais, 5% de cuidados do lar, e 1% de serviços e outros.
Também chamadas de vendas por relacionamento, as vendas diretas ocorrem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos. Não deve ser confundida com a venda porta a porta, uma vez que esse termo está sujeito à toda sorte de mercadorias, de origem desconhecida, e sobre a qual não se aplicam as diretrizes de ética do Código de Conduta da ABEVD.
Perfil-ABEVD é uma associação fundada em 1980 por empresas que buscavam o desenvolvimento do sistema de Vendas Diretas no Brasil. Atualmente conta com 47 associadas, sendo 27 empresas de Vendas Diretas, treze associados consultores e sete associados fornecedores.


Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=159161


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