quinta-feira, 16 de junho de 2011

A nossa História



Os fundadores da Amway, Rich DeVos e Jay Van Andel, amigos de infância, trabalhavam juntos desde a juventude numa série de pequenas empreendimentos. Foi com estas experiências iniciais que ambos chegaram à conclusão de que partilharam muitos valores, interesses e aspirações comuns.

O começo

Em 1949, tiveram conhecimento dos Suplementos Dietéticos NUTRILITE™ e do sistema de venda directa que era utilizado na sua comercialização. Como vendedores bem sucedidos de NUTRILITE, DeVos e Van Andel chegaram à conclusão de que quem quisesse trabalhar a sério, podia ter o seu próprio negócio através do sistema de venda directa.

Os anos 50

Foi então que, em 1959, Van Andel e DeVos se juntaram para fundar a Amway, adoptando conceitos chave do programa de vendas da Nutrilite: uma oportunidade de negócio de baixo risco, aberto a praticamente todas as pessoas, sem limites de território ou de receitas, com baixo investimento inicial – o negócio potencial para que os novos distribuidores ultrapassassem os ganhos daqueles que os tivessem introduzido no negócio (patrocinadores), consoante as suas capacidades e o tempo e esforço que pretendesse despender nessa actividade.
A Amway começou por desenvolver e vender a sua própria linha de produtos de alta qualidade – produtos para o lar, altamente concentrados: o Detergente Líquido Orgânico Multiusos, ou L.O.C.™, foi o primeiro produto da empresa. Era um produto “orgânico” muito antes de esses produtos estarem na moda.


Os anos 60

No seu primeiro ano de actividade, as vendas da Amway atingiram o impressionante valor de 500.000 dólares. E como o negócio continuava a crescer rapidamente nos Estados Unidos, no ano de 1962, DeVos e Van Andel decidiram expandir-se para o Canadá.
Em 1961, a Amway acrescentou alguns produtos ao seu Catálogo, entre os quais o SA8™, para a lavagem da roupa, e o Trem de Cozinha AMWAY QUEEN™. A nova linha de cuidados pessoais incluía fragrâncias femininas, produtos de limpeza e uma linha de cosméticos ARTISTRY™. Nascia assim o Catálogo Pessoal de Clientes, com mais de 300 produtos de marca.
No final da década, a actividade da Amway nos EUA e no Canadá tinha uma rede de distribuidores de mais de 100.000 pessoas e um volume de vendas de 85 milhões de dólares. No extenso complexo fabril de Ada, no Michigan, a Amway produzia cerca de 200 produtos, empregando mais de 700 pessoas.

Os anos 70

Os anos 70 marcaram a expansão da Amway além fronteiras, chegando à Austrália, à Europa e à Ásia.
A obtenção do controlo sobre a Nutrilite Products Inc. permitiu aos distribuidores Amway nos Estados Unidos venderem a retalho a linha completa dos Suplementos Dietéticos NUTRILITE™.
As instalações de produção da Amway continuaram a crescer, transformando-se praticamente numa cidade autónoma, com mais de 232.000 m² de superfície, com o seu próprio gerador de energia, central de tratamento de água, instalações de reciclagem, serviço de transporte em autocarro e quartel de bombeiros. Em todo o mundo, as instalações Amway totalizavam uma área de 418.000 m².
No final da década, as vendas da Amway cresceram quase sete vezes, atingindo o impressionante valor de 800 milhões de dólares.

Os anos 80

Sem um abrandamento à vista, as vendas da Amway ultrapassaram a marca do milhar de milhão de dólares em 1981. Uma nova fábrica de cosméticos, concluída na primeira metade da década, permitiu à empresa desenvolver-se e fabricar os produtos ARTISTRY™ na sua sede em Ada, no Michigan.
A Amway foi também pioneira na criação de uma categoria de produto totalmente nova, o Sistema de Tratamento de Água AMWAY. Uma linha de produtos que continua a deter uma posição de topo no mercado actual.
Em 1989, a Amway foi reconhecida como empresa líder na promoção da consciência e educação ambiental, ao receber o prestigioso Prémio das Nações Unidas para o Programa de Protecção do Meio Ambiente.

Os anos 90

Steve Van Andle e Doug DeVos sucederam aos seus pais como Administrador e Presidente da Amway, partilhando o cargo de Director Operacional e a responsabilidade pela gestão da Amway na sua actividade diária.
Simultaneamente, uma nova geração de líderes começou também a emergir entre as famílias dos distribuidores, apoiando-se no êxito dos pais e progredindo a partir daí.
Os anos 90 foram a década da maior expansão internacional da Amway. Logo nos primeiros cinco anos, a Amway duplicou o número de filiais internacionais e o volume de vendas anual manteve o ritmo, triplicando ao longo do mesmo período. No final da década, a actividade da Amway em todo o mundo mobilizava mais de três milhões de vendedores, em quase 80 países e territórios, estimando-se um volume de vendas próximo dos cinco mil milhões de dólares.
Por todo o mundo, as filiais regionais e nacionais da Amway continuaram a apoiar os seus distribuidores, com o lançamento de sites de comércio electrónico, projectando assim as oportunidades da Amway no ciberespaço. O negócio Amway na web, ao nível de todo o globo, apoiado por instalações de distribuição e armazenagem locais, tem assegurado a precisão e a celeridade no processamento das encomendas e na entrega de produtos.

A empresa hoje

A Alticor continua a ser propriedade das famílias DeVos e Van Andel e conta com...
  • Volume de vendas líquido de 7,1 mil milhões de dólares (2007)
  • Equipas de vendas em todo o mundo, com um total superior a três milhões de proprietários de negócios privados e vendedores
  • Mais de 13.000 funcionários em todo o mundo
  • Mais de 160 centros de distribuição
  • Escritórios em 57 países
  • Mais de 500 cientistas para o desenvolvimento de produtos de qualidade
  • Mais de 700 patentes e aguarda a atribuição de outras 500

Nenhum comentário:

Postar um comentário