quinta-feira, 16 de junho de 2011

Venda Direta é…



A Venda Direta traduz-se na comercialização de produtos e serviços a consumidores através do método pessoa-a-pessoa, geralmente nas suas casas, ou nas casas de outras pessoas ou ainda noutros locais que não sejam estabelecimentos comerciais. A Venda Direta ocorre normalmente através de uma explanação ou demonstração por vendedores, denominados por Vendedores Diretos.
(Fonte: Federação Europeia de Associações de Venda Direta)

Vantagens da Venda Direta

A Venda Direta oferece aos clientes a possibilidade de ver, experimentar e avaliar um produto, nas suas casas e/ou entre amigos. A Venda Direta tornou-se cada vez mais popular entre os consumidores, à medida que foram verificando o grau de conveniência e a atenção personalizada que oferecia, o que é extremamente raro hoje em dia. Também atende a necessidade de conveniência de pessoas e famílias com vidas muito preenchidas.  
A Amway utiliza um sistema de compensação de Venda Direta conhecido por Marketing Multinível. Como em todas as formas de Venda Direta, os Empresários Amway promovem a venda dos produtos diretamente aos consumidores.
O sistema de Venda Direta da Amway oferece a oportunidade a cada pessoa de estabelecer o seu próprio negócio a baixos custos e com baixos riscos. São independentes e como tal podem gerir a sua atividade como Empresários de uma forma extremamente fléxivel, indo ao encontro das imposições dos seus estilos de vida.

A DSA, a FEDSA e a WFDSA

A indústria de Venda Direta é representada por associações de comércio organizadas em muitos países. As Associações de Venda Direta (DSA's), existem na maioria dos países do mundo. A Amway é um membro ativo nas DSA, tanto na Europa Ocidental, como Oriental e é um líder na sua indústria.
A Federação Europeia das Associações de Venda Direta (FEDSA) representa a indústria da Venda Direta em toda a Europa. Criada em 1968, representa 25 Associações Nacionais e as suas empresas membros. A FEDSA representa os interesses das Associações de Venda Direta nacionais a nível Europeu e perante as Instituições da União Europeia. Promove também o conhecimento da atividade de venda direta através de programas académicos, iniciativas especiais e actividades de relações públicas em geral. A Federação Mundial das Associações de Venda Direta (WFDSA) tem as mesmas funções a nível mundial, compreendendo 50 associações membros, incluíndo a FEDSA.
Tanto a WFDSA como a FEDSA promovem os mais altos padrões éticos nas atividades da Venda Direta, através da adopção dos Códigos de Conduta Mundial e Europeu para a Venda Direta. Estes códigos são adaptados por todas as DSA e as empresas são obrigadas a cumpri-los como condição para serem membros.
No caso do Brasil é gerido pelo ABEVD.

A Venda Direta Legítima vs Esquemas Piramidais Ilegais

Os esquemas de pirâmide são fraudulentes e perigosas armadilhas para os consumidores. Infelizmente, a sua existência pode prejudicar a reputação de empresas como a Amway. Ao contrário da Venda Direta, os Esquemas de Pirâmide ilegais impelem as pessoas a investir em esquemas aparentemente lucrativos com a promessa de ganharem dinheiro fácil, mas geralmente, não cumprem essa promessa e, em última análise, despojam os seus participantes dos seus rendimentos e investimentos.

O que são os esquemas de pirâmide?
Tipicamente, as pirâmides baseiam-se no princípio de que as pessoas que se encontram na base da pirâmide contribuem para o lucro dos que se encontram no topo, sendo obrigadas a pagar uma certa quantia para se integrarem na pirâmide.
Em resumo, para uma pessoa recuperar o investimento inicial considerável e ter lucro é preciso um número considerável de participantes, que por sua vez também fazem um investimento inicial.
Para entrar num esquema deste tipo, as pessoas são obrigadas a comprar uma determina quantia em produtos, que geralmente, não podem ser devolvidos. Quem promove um Sistema de Pirâmide ilegal procura dar-lhe uma aparência de Venda Direta legítima. Para compreender a diferença, veja a explicação seguinte:

Venda Direta
Esquema de Pirâmide
Oferecem produtos vendáveis.
Não oferecem produtos comercialmente viáveis para venda.
Os lucros são obtidos da venda de produtos.
Os lucros são calculados pelo número de novos participantes, independentemente se vendem produtos ou não.
Baixo investimento inicial.
Frequentemente, requer um grande investimento inicial e obriga os participantes a ter um grande estoque de produtos.
Oportunidade de negócio a longo prazo.
Frequentemente, desaparecem após alguns meses.
Proteção dos direitos dos consumidores, tal como o direito ao cancelamento do contrato ou de uma encomenda.
Nenhuma satisfação de garantia ou direito de cancelamento de contrato.

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